sábado, 15 de setembro de 2012

Procurando o Sustentável nos Hospitais de BH



  Em minha ida a um Hospital de Belo Horizonte, me deparei com uma cena  que deveria ser bastante estranha: Dois sacos de lixo jogados ao lado de uma porta de quarto com pacientes. Perguntei a uma enfermeira e recebi como resposta que o local devido estava cheio e que por isso haviam deixado ali até arrumarem outro espaço para coloca-lo. No dia seguinte, voltei ao mesmo lugar e já na havia mais nada ali.

  Fiquei me perguntando onde teria sido jogado tais sacos e pesquisando sobre cheguei a conclusão de que, provavelmente, foi jogado em um lixão ou aterro sanitário de nossa Capital. Segundo pesquisa feita pelo IBGE em 2008, uma em cada cinco cidades brasileiras fazem o mesmo ocorrido com o lixo hospitalar, o que resulta em cerca de 35 mil toneladas por ano em todo o País.

  Para piorar a situação, como municípios de menor porte não tem sequer locais adequados para a deposição de lixo hospitalar, há um transporte via terreste destes resíduos para cidades maiores, o que segundo especialistas agrava ainda mais o risco de infecção para todas as pessoas, tanto as que vivem perto de lixões quanto as que transitam nos arredores do meio de transporte.

   Há uma legislação rígida quanto a deposição de lixo hospitalar. O gerenciamento e a destinação dos resíduos de saúde são regulamentados pelas Resoluções nº 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e nº 358/2005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), porem, pelo modo como podemos comprovar, não saem do papel.

  Se os resíduos fossem depositados de acordo com a norma estabelecida pela Anvisa, não haveria riscos para o meio ambiente ou para a população, só que isto depende de nós lutarmos, vigiarmos e fazer valer a lei para que ela continue sempre nos amparando.

Outras Reportagens






http://www.radar830.com.br/news/news.php?id=4475&sess=16


Todos Acessados em 13 de Setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário