sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A saúde mais Sustentável


  A criação de um ambiente mais seguro, portanto, é a base para a criação de uma concepção de saúde pública preventiva mais sólida e consequente. Essa nova orientação pode ser encontrada no conceito de desenvolvimento sustentável (DS). Desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento que busca satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras (CMMAD, 1991)

  Em eventos como a RIO-92, o conceito foi associado diretamente coma promoção da saúde. Em sua declaração final, o segundo princípio deste documento declara que os: “seres humanos estão no centro do interesse do desenvolvimento sustentável. Eles possuem um direito a uma vida produtiva e saudável em harmonia com a natureza” (MMA, 2011).O relatório Health and Sustainable Development,produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) sinalizará esse mesmo ponto.

  Nesse documento, saúde e sustentabilidade são vistas como integrantes de um círculo virtuoso, onde as conquistas numa dimensão são percebidas como gerando benefícios para a outra. Quanto mais saúde uma sociedade puder propiciar para seus cidadãos, sugere a OMS, mais estímulos para a promoção da sustentabilidade existirá. Um cenário oposto é oferecido pelo relatório quando estas variáveis apontam para direções opostas. 

  Um círculo vicioso pode se estabelecer quando o subdesenvolvimento conduz a péssimos serviços de saúde e estes últimos, por sua vez, conduzem às condições que impedem um desenvolvimento social mais robusto na sociedade.Se o objetivo do desenvolvimento é satisfazer as necessidades humanas básicas, é previsível que a saúde faça parte da agenda do desenvolvimento sustentável, uma vez que a saúde se constitui como uma necessidade humana básica.

  O que a torna num direito básico para os seres humanos. Contudo, a idéia de que DS e saúde podem gerar um círculo virtuoso de forma tão automática, como o relatório da OMS sugere, nos remete para algumas questões importantes: será que todo e qualquer desenvolvimento é compatível com a saúde? O próprio relatório chama a atenção para o fato que esse círculo virtuoso só pode ser conquistado promovendo-se um desenvolvimento centrado na idéia de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário