sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Propostas politicas para melhoria da saude pública

"O modelo atual de prestação de serviços de saúde, apesar de toda a evolução do Sistema Único de Saúde - o SUS, ainda é ineficiente e não cumpre o desiderato apontado na Constituição, de que é dever do Estado oferecer ao cidadão todos os meios para que ele goze de boa saúde. Ao contrário, o modêlo continua sendo alvo de críticas e, historicamente, se mostra como um sistema que oferece serviços de baixa qualidade à população e remunera mal os profissionais da rede pública de atendimento. As verbas federais repassadas aos estados e municípios, continua insuficiente para bem atender a todos os programas do MS e as necessidades da população.
O Ministério da Saúde criou o PSF - Programa de Saúde da Família, que está sendo aplicado em muitos estados e municípios, porém ele carece de estrutura e de base, estando ainda centrado demais no médico. Esse programa é importante e pode representar o ponto de partida para as mudanças necessárias na política de saúde aqui apontadas, desde que apropriadamente utilizado e adaptado. "

Conforme o texto acima enfatizo a frase "ele carece de estrutura e de base, estando ainda centrado demais no médico" acredito eu que a melhoria tem de ser baseada na pessoa humana , na realidade da comunidade em sí,um acompmanhamento mais profundo a realidade do  cidadão morador de aglomerados , vilas e bairros carentes e menos favorecidos isso faria com que os "grandes" pudessem ter um visão panorâmica da  real situção
 daqueles que dependem da saúde publica. 

"A estratégia de saúde de família ,de grande inse rção social, já conta com 14 mil equipes e 180 mil agentes comunitários. É orientada peça lógica da territorialização, da vinculação, responsabilização e do olhar integral sobre o ambiente em suas dimensões sociais e culturais ,onde estão inseridas a famílias e os indivíduos. Por essas características essa estratégia política tem o pontencial de ruptura da lógica hegemônica do cidado individual e desvinculado e é concretamente um importante espaço parao desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Pelo seu potencial orientador do modelo de atenção vigente, necessita incorporar em suas páticas o conceito positivo de saúde, a ntegralidade da atenção à saúde e a perspectiva de saberes e fazeres com a comunidade a qual está vinculada."

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_prom_saude.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário