quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Fim do trabalho... Continuação do desespero !!
Quando foi proposto aos alunos de um dos grupos Blogs da turma 21 da Escola Superior Dom Helder Câmara, foi unanimidade os dizeres de que era fácil e que era só dizer que estava, com o perdão da palavra, uma merda, entre outros dizeres. Porem com o passar do tempo e no desenrolar deste trabalho interdisciplinar eu e os outros componentes do grupo fomos percebendo que não se tratava somente de apontar erros, mas de também acharmos soluções viáveis para tais.
Percebemos que não é fácil resolver o problema crônico do SUS em Belo Horizonte, mas que também não é nada comparável a uma Massao Impossível. Algumas situações podem ser facilmente resolvidas, como no caso do descarte irregular de resíduos sólidos, porem outras já são mias complicadas, como o caso da falta de hospitais ou a superlotação.
A todos que se submetem a estudar um pouco o problema da Saúde em nossa Capital é perceptível o entendimento de que falta sim muito investimento para se criar novos Hospitais, UPA's, ter novos médicos e outros problemas que só podem ser resolvidos com verbas. Porem também é perceptível que outros problemas serão resolvidos juntamente com a preocupação quanto a Sustentabilidade, caso do alto gasto de energia, que vimos ter soluções em máquinas que transformam resíduos em energia limpa.
Mas acima de tudo isto, acreditamos que o maior legado que este trabalho está nos deixando é o entender que não é tao fácil resolver problemas quanto parece e que tais resoluções devem começar do individual, devem começar de nós como indivíduos para, lá na frente, conseguirmos o que queremos que, neste caso, é uma Saúde melhor e mais Sustentável.
Bibliografia: Textos publicados no Blog Saúde Sustentável por Adriel Oliveira de Castro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário