quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saude Pública x Privada


Na atual conjuntura vive-se no Brasil uma intensa crise na saúde. Diante de  tal crise, surge uma discussão sobre qual modelo de saúde seria o melhor, pública ou privada.

            Com o precário atendimento público muitos dos usuarios do SUS (Sistema Unico de Saude),alavancados por um ligeiro avanço econômico e pelas atrativas condiçoes de pagamento, opitaram por contratar um plano de saúde. Diante disso as consecinárias de saúde estão admitindo estes usuários sem condiçoes de atende-los com qualidade, e por isso, o governo, nesta semana, tomou providencias comfor reportagem de Marques no R7, afirma que:  


A partir desta sexta-feira (5), 38 operadoras ficarão proibidas de vender 301 planos de saúde. A medida foi anunciada nesta terça-feira (2) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Maurício Ceschin.

A proibição de vendas vai durar três meses e é uma punição pelo descumprimento da regra que determina prazos máximos de atendimentos para consultas, exames ecirurgias.                

Em julho, a ANS suspendeu a venda de 268 planos de saúde de 37 operadoras. Destas, oito se recuperaram e poderão voltar a vender. São 45 planos de saúde destas operadoras que voltaram a cumprir as regras.(Governo suspende venda de 301 planos de saúde.Marquez,2012)

Na rede pública a situação não é diferente.Com o descaso das adiministrações públicas culminado com a falta de investimento da união no setor, o SUS tornou-se um sistema de saúde arcaico e obsoleto, tendo em vista, que já não consegue atender a todos dependentes de forma rápida e eficaz. Isso é corriqueiro nos pricipais hospitais públicos no país, onde pessoas passam horas para seren atendidas,quando são.

Portanto,necessita-se de uma urgente reformulação no atual sisitema de saude publica em investimentos e políticas públicas que valorize os usuários  repeitando os direitos fundamentais do povo,além de criar regras mais rigorosas de qualidade para o privado, que consiga fiscalizar de forma rigorosa e banir estas empresas oportunistas que utiliza da persoasão e do desconhcimento para violar a dignidade humana de seus clientes. 

Referêcias:
MARQUEZ,Mariana.Governo suspende venda de 301 planos de saúde.R7.Brasilia,02 out .2012.      Disponível em:<http://noticias.r7.com/economia/noticias/governo-suspende-venda-de-301-planos-de-saude-20121002.html?question=0>

Nenhum comentário:

Postar um comentário